sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

CHUVA E PSICOLOGIA

Continua a chuva, não me parece estranho, estamos no Inverno. Talvez já não estejamos habituados porque os últimos anos foram mais secos, mas é habitual chover no Inverno, aliás, é preciso que chova no inverno.
A propósito da chuva de inverno o DN apresenta um trabalho sobre os eventuais efeitos do tempo nas pessoas, no seu estado de espírito. De acordo com a psicóloga ouvida, a chuva tem influência no estado de espírito das pessoas embora varie de pessoa para pessoa. A sério? Completamente inesperado mas a seguir somos esclarecidos, “se a pessoa não gosta de chuva, há depois a tendência para se fixar em tudo o que é negativo”. É o que me acontece, uso mota quase diariamente e tanta chuva torna-me impaciente e irascível, fico completamente sem paciência para tanta psicologização. E quando vier o calor e algumas pessoas não gostarem, como vai ser? E quem não se dá muito bem com a Primavera e com as flores?
E agora que fazer às pessoas que não gostam de chuva, ficam mal dispostas e até podem deprimir-se? Será melhor uma psicoterapia ou basta aconselhá-las a que emigrem para países com sol o ano inteiro?
Podem, por outro lado, sempre confiar nos alegados efeitos do aquecimento global, a seca na zona mediterrânica.

Sem comentários: