domingo, 17 de janeiro de 2010

O ANJO DA GUARDA, NOCTURNO

Cansado da agenda do país que se apresenta dividida entre a inesperada disponibilidade para se candidatar a Presidente da República de Manuel Alegre, o dono das esquerdas e combatente indomável contra todas as direitas, a esperada necessidade de acordos políticos que tornam o país governável, bem ou mal, e o saco de gatos em que o PSD se transformou, dei com uma notícia no DN que achei interessante.
O Governo e a Associação Nacional de Municípios estão a construir uma proposta de colocação de guardas-nocturnos em todas as cidades e vilas. Gostei de ler e espero que se confirme.
Não sei avaliar, mas acredito que pode ter um impacto significativo e óbvio na segurança e, muito importante, no sentimento de segurança sentido pelo cidadão. É nesta perspectiva que me lembro de nos meus tempos de jovem e com vida nocturna alargada, por assim dizer, quase todas as noites nos cruzarmos com o guarda-nocturno da minha área, mantermos uma cavaqueira que nos punha mais próximos e que nos dava a sensação de que na rua andava alguém que conhecia as pessoas que lá moravam e que zelava por nós. Algumas pessoas contribuíam com algo para o guarda-nocturno e essas tinham "vigilância privilegiada". O bairro senta-se mais tranquilo, o Sr. Silva andava por lá.
Como disse, mais do que saber o impacto objectivo da presença do guarda-nocturno no abaixamento da criminalidade, tenho a certeza que as pessoas vão sentir-se mais seguras se souberem que o Sr. Silva, enquanto dormimos, anda na rua a olhar pela nossa rua, o nosso mundo.

3 comentários:

Carlos Tendeiro disse...

So um pequeno pormenor;
Agradeço em nome individual e penso que de todos os Guardas-Nocturnos, o que aqui publicou, mas o Governo está a discutir uma proposta que foi apresentada pela Assembleia Constituinte do Sindicato Nacional do Guarda-Nocturno.

Zé Morgado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zé Morgado disse...

Não tem que agradecer, é justo. Lamento não ter indicado a origem da proposta em discussão mas guiei-me pela imprensa. Oxalá se viabilize.