segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A ANGÚSTIA, A DEPRESSÃO OU O STRESS

Num jornal televisivo de hoje foi apresentada uma peça que achei curiosa, referia-se a uma eventual depressão do Domingo à Noite. Clarificando, abordava-se o mal-estar que, parece, afecta as pessoas ao domingo à noite por terem que ir trabalhar na segunda-feira. Foram ouvidas algumas pessoas, mais um dos inenarráveis inquéritos de rua, e um psicólogo. As opiniões das pessoas, de uma forma geral, revelaram que não gostam da segunda-feira, mas parece, algumas disseram-no que não gostam dos outros dias. Uma das excepções foi uma senhora reformada que, por isso mesmo, acha que os dias são todos iguais. O psicólogo entende que talvez não seja de falar de depressão mas de uma certa angústia.
Com o devido respeito, mas esta peça fez-me lembrar a resposta de um conhecido futebolista quando lhe perguntaram se sentia stress. Disse o rapaz que "stress era querer dar de comer aos filhos e não ter".
Os problemas que inventamos são extraordinários e um bom retrato social. Temos mais de 10% de desempregados, cerca de 600 000 pessoas, temos 2 milhões de pessoas no limiar de pobreza e discutimos o stress, a angústia ou a depressão de ir trabalhar na segunda-feira.
Desculpem lá o sem jeito deste texto mas estava meio deprimido, stressado ou angustiado, não sei bem, por ter que trabalhar amanhã e a inspiração foi-se.

1 comentário:

Iara De Dupont disse...

Legal o teu blog!
Se quiser me visite, http://sindromemm.blogspot.com