quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

VIDA DE ENLEIOS

Existem palavras que são bonitas e palavras que são feias, para mim é claro. Algumas palavras bonitas dizem coisas também bonitas, céu, por exemplo. Algumas palavras bonitas dizem coisas que podem não ser bonitas, medo, por exemplo, acho uma palavra bonita e também é verdade que nem todos os medos são feios. Algumas palavras feias dizem coisas bonitas, feliz, por exemplo. Algumas palavras feias dizem coisas também feias, humilhar, por exemplo.
No meu Alentejo usa-se muito uma palavra daquelas que eu acho bonita e, quase sempre, diz coisas que não são bonitas, enleio. Não acham enleio uma palavra bonita? Pois enleio na linguagem comum do meu Alentejo significa confusão, equívoco, problema, etc.
Quando se olha para o mundo à nossa volta os enleios que por aí andam. Tanta gente com a vida um enleio. São muitas as razões para os enleios que afectam os mais novos e os mais velhos e são muitas as dificuldades para se sair desses enleios.
Há muita gente que parece ter nascido e enleada, enleada vive e enleada acabará.
Tenho pena que no meu Alentejo se use assim uma palavra tão bonita, enleio.

Sem comentários: