segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

É TALVEZ O MELHOR

No fim da semana que passou, a lida levou-me uma vez mais a Silves. Algum tempo e a vontade de pôr as pernas a mexer levaram-me a um passeio pela cidade, bonita, como sabem. No meio da deambulação passei por um restaurante que, para além da exposição de vários quadros com a indicação, aliás habitual, de pratos e preços, tinha um outro em posição de destaque apenas com uma frase, "É talvez o melhor bife", assim, sem mais, nem o preço.
Deixou-me a pensar, esta eventual prudência e cautela traduzidas no "talvez". Creio que muitíssimos restaurantes publicitarão que têm o melhor bife das redondezas mas porque haveria alguém de dizer a eventuais clientes que terá o que "talvez" seja o melhor.
Haverá certamente quem defenda que é necessária assertividade que promova a decisão. Por outro lado, acho bonita a ideia de alguém de apurado sentido ético e de humildade que embora entenda ter o melhor bife da cidade, acha que não lhe fica bem afirmá-lo e opta por um cuidadoso e discreto, "é talvez o melhor bife".
Estando mergulhados num mundo em que constantemente somos bombardeados até à exaustão com mensagens publicitárias agressivas e intrusivas, acho que merece registo a atitude de um "vendedor" que, quase pedindo desculpa, nos sugere a possibilidade de provarmos o que será, talvez, o melhor bife de Silves.
Na próxima ida lá estarei.

2 comentários:

Unknown disse...

Eu esclareço, embora seja também uma interpretação pessoal. Acontece que sou de Silves e conheço o dono do restaurante.
Além do restaurante ele tem um talho e o "talvez" é uma piscadela de olho, como quem não deixa margem para dúvidas - " se este não é o melhor, qual será então?"
:))

Zé Morgado disse...

De qualquer forma está bem pensado.