quarta-feira, 5 de novembro de 2014

A VIDINHA DO CINZENTO

Às vezes chego a invejar, coisa feia de se fazer, a vidinha do meu amigo Cinzento. Vejam só se não é caso para isso.
O Cinzento tem um tranquilo e pouco exigente emprego, que não parece ameaçado, onde não ganha propriamente uma fortuna mas o Cinzento é um homem comedido e sem grandes ambições.
Encontrou uma companheira, a Lisete, que o estima e acarinha e com quem tem duas adoráveis crianças que frequentam a escola sem problemas de maior.
Os dias do Cinzento começam com uma curta viagem de autocarro para o emprego, onde funciona sem sobressaltos, a que se segue a sopa e o mini-prato do costume, no snack do costume e, à tarde, o regresso a casa onde a Lisete o espera com o jantar que os dotes de cozinheira tornam saboroso. Depois de uns dedos de conversa com os miúdos e de uma passagem de olhos pela televisão, de que o Cinzento rapidamente desliga pois só se vêem desgraças, o meu amigo deita-se a pensar que cumpriu mais uma jornada e, às vezes, sonha que lhe sai o Euromilhões.
O fim-de-semana é religiosamente organizado. O sábado começa pela ida ao supermercado para as compras da semana com a lista elaborada pela Lisete e que o Cinzento prefere realizar para evitar as tentações gastadoras da mulher, passa por uma tarde de futebol pela televisão e pela leitura da Bola que o Cinzento de há muito compra ao sábado. Por vezes, o dia acaba um bocadinho mais tarde do que o costume quando encontra a disponibilidade e carinho da Lisete.
O domingo de manhã está invariavelmente reservado para a lavagem completa do carrinho que fica toda a semana parado à porta. Lavar por fora, aspirar, colocar abrilhantador na chapa, jantes e pneus, está cumprida a manhã. Segue-se o almoço com um franguinho assado da churrasqueira Catita, com muito bom sabor e em conta, que a Lisete vai buscar.
À tarde, com bom tempo o Cinzento pega na família toda, incluindo a sogra, a D. Adelaide, e orgulhosamente dá um passeio até à Costa da Caparica que inclui um café e um bolo para todos, que a vida não pode ser só privações. Caso o estado do tempo não colabore, o Cinzento encaminha a família para o Centro Comercial onde todos gostam de passar a tarde se passa uma tarde agradável a ver as montras e o movimento.
À noite, o Cinzento adormece a planear a próxima semana. Igual à anterior, naturalmente.
É a vidinha do Cinzento.

Sem comentários: