segunda-feira, 16 de abril de 2012

ATÉ CALADO DESAFINA

Há uns dias, por altura da Páscoa, aproveitei uma folga da lida para mais uma deambulação pelo Meu Alentejo.
O acaso e a fome fizeram-me descobrir a Casa de Pasto da Tia Odete, exactamente assim chamada, à entrada do Cercal. Com aspecto de tasca antiga de aldeia, a paragem ficou gravada e recomendo-a. A Tia Odete tinha para servir uma sopa de couves da sua horta e feijão, feita com carnes de porco, melhor dizendo, com os ossos, que não era uma sopa, era A sopa. Para prato, uma galinha criada no quintal nas traseiras da casa de pasto, servida frita, com uma salada de alface, claro, da horta da Tia Odete, e umas batatas fritas em azeite com um pouco de banha com um sabor em que há muito não punha o dente. Sim, eu sei que o peso e o colesterol e as gorduras e os fritos e ... mas c'os diabos, estava um petisco.
A Tia Odete, mulher amiga de conversar e das lérias, estamos no Alentejo, ia do pé de nós até ao balcão para servir alguém e voltava para irmos trocando receitas e modos alentejanos de fazer comer.
Às tantas, junta-se à conversa um cliente habitual da casa que ia dando uns palpites que a Tia Odete rebatia, o homem não sabia nada das artes de fazer comer.
A certa altura, já exasperada, disse-nos, como que a pedir desculpa da ignorância do cliente sobre a culinária alentejana, "este é daqueles que até calado desafina, quando abre a boca então é uma desgraça".
Depois de um passeio apeado para ajudar na digestão da sopa e da galinha, vínhamos no carro a pensar se a Tia Odete estaria mesmo a referir-se só ao seu vizinho.
Existe tanta gente assim, "até calados desafinam" e o pior é que não se calam.

4 comentários:

Anónimo disse...

As(os) Alentejanos(as)falam pelos " cotovelos" mas tudo o que dizem é acertado...e não é por acaso. São pessoas muito diretas por natureza...no meu Alentejo. Alguns gostam deste Blog e às vezes "Até Escrevendo Desafinam"... Gosto do texto!!

Zé Morgado disse...

E ainda gostaria mais da sopa e da galinha da Tia Odete, coisa afinada.

anónimo paz disse...

Ao Sr. Anónimo "Até Escrevendo Desafinam"...

Penso que a intenção de qualquer bloguista (está correcta a designação, ou estou desafinando?) é ver comentado os seus textos com ou sem acordes certos desde que sejam afáveis.

No mínimo é deselegante fazer comentários depreciativos a quem com intenções de troca de ideias escreve algum parecer aos textos deste blog.

Tenho a certeza que foi uma escapadela de má diplomacia que acontece a qualquer natural de qualquer Província.

Mas... Não é importante!


saudações

Anónimo disse...

Ao Sr. Anónimo "Paz"

Por respeito e grande admiração pelo Prof. Doutor José Morgado e por considerar não ser este o espaço próprio para julgamentos depreciativos a outras pessoas, apenas venho lamentar a sua interpretação e "escapadela de má diplomacia". Concordo consigo. A verdade é que acontece a qualquer um...
Acredite... é que eu gosto da "sopa e da galinha da Tia Odete" e quem gosta...poderá compreender a riqueza deste texto.

Cumprimentos