Contrariamente ao que Marcelo
Rebelo de Sousa pretendia da sua empenhada tentativa de se distanciar da cumplicidade
política com Passos Coelho e as políticas recentes, este veio apelar explicitamente
ao voto em Marcelo que se apressou a minimizar o recado.
Na verdade. Passos Coelho
aproveitou a campanha em S. João da Madeira para, num presente envenenado,
recolocar Marcelo Rebelo de Sousa no alinhamento partidário de que desesperadamente
procura libertar-se.
No entanto, a intervenção de
Passos Coelho traz uma maior clareza e tira o tapete aos discursos de Marcelo
Rebelo de Sousa que tudo e todos procura seduzir através de retóricas
inconsequentes e vazias.
No mesmo sentido, clareza,
recupero a entrevista elucidativa de Marcelo Rebelo de Sousa ao Observador em
que afirma, cito, agora, “Tenho que
pensar 2 vezes, 3 vezes, 4 vezes, 5 vezes naquilo que devo dizer”.
Esta afirmação é
extraordinariamente clarificadora. Marcelo Rebelo de Sousa, uma vez candidato,
não pode agir e falar da forma como durante muitos anos realizava o seu
mediático número de “análise política” e de oráculo.
Agora a coisa “fia mais fino”, o
discurso tem que ser pensado, tem de ser adaptado à caça ao voto, tem que dizer
o que em cada circunstância e de acordo com quem ouve pareça ser mais rentável
para amealhar mais uns votinhos. Dito de outra forma e recorrendo à imagem
criada por Passos Coelho, antes de falar é preciso ver de que lado está o vento
e então pronunciar-se-
Todo este cenário contrasta com a
campanha de Sampaio da Nóvoa. Desde o início, ainda sem apoios declarados a uma
candidatura que “emerge da cidadania”, apresentou uma Carta de Princípios
clara, sólida e abrangente em que estabelece uma visão para Portugal no exercício
das funções de Presidente da República. O seu trajecto tem sido a defesa
consequente dessa Carta de Princípios, das causas que contém e que balizam a
sua estrada.
Não ziguezagueia em função de
circunstâncias, audiências ou tácticas.
Será um Presidente novo para um
tempo novo.
Vai ser difícil mas tem de ser
possível.
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