sexta-feira, 28 de agosto de 2015

UMAS DÚVIDAS PEQUENINAS SOBRE ESTA COISA DA COLOCAÇÃO DE PROFESSORES

Umas dúvidas pequeninas, irrelevantes e certamente decorrentes da ignorância.
A quem é que interessa e porquê, que a colocação e contratação de professores para as escolas públicas portugueses sejam anualmente uma trama complexa, burocrática, inadequada no calendário, misteriosa em alguns aspectos a ver pelas reacções dos envolvidos, geradora de desconfiança, etc.?
Como se explica de forma racional que gente que trabalha ininterruptamente durante muitos anos como professor com avaliações positivas continue sem pertencer a um quadro de professores com uma perspectiva de carreira estável e segura.
Como se explica que com o número de alunos por turma que muitas escolas têm, com os números preocupantes de insucesso, dificuldades escolares e problemas de comportamento, etc., existam professores numa aberrante e insultuosa situação de “horários zero”?
Como se explica que com o que se sabe do trabalho educativo e das variáveis que influenciam se alimente a situação que leva a que todos os anos milhares de alunos conheçam professores novos só porque … é assim que funciona?
Como se explica que uma classe profissional que constrói o futuro das comunidades, os professores, seja tão mal amada e destratada pelas políticas educativas e viva uma permanente situação de instabilidade?
Como se explica …
Agradeço a vossa generosa ajuda no sentido de ajudarem a esclarecer estas pequeninas e irrelevantes dúvidas.

1 comentário:

Anónimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=zDZFcDGpL4U

enjoy :)