quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

A INDIGNIDADE DA ESTALADA

"IPO de Lisboa confirma caso de agressão de médica a uma criança"

Apesar do Papa Francisco entender que quando um pai bate num filho e não lhe bate na cara está a bater com dignidade, respeita a criança, não vejo como um comportamento de violência dirigido a uma criança possa ser algo de digno.
No entanto e dito isto, também entendo que comportamentos inadequados ou incompetentes não significam necessariamente que estamos perante pessoas más ou incompetentes.
Todos nós, alguma vez agimos de uma forma menos ajustada ou adequada com os nossos filhos e isso não nos transforma em pessoas más, significa que somos apenas pessoas.
Assim sendo, creio que devemos ser cautelosos quer na defesa da "estalada educadora" quer na diabolização definitiva de uma médica ou de um pai que numa situação eventualmente esporádica assumem um comportamento de que podem ser os primeiros a arrepender-se.
Esta nota, não branqueadora ou desculpabilizante de nada,  pode não ser particularmente simpática mas estou cansado, tanto de discursos de legitimação do efeito "educativo" da violência dirigida a crianças, como de discursos demagógicos e, por vezes hipócritas, que clamam pelo "crucificação" cega de uma pessoa, o outro que bate, mas são desatentos ou mesmo autores de outros comportamentos dirigidos a miúdos tão indignos quanto a "estalada" ainda que menos visíveis. 

Sem comentários: