sábado, 7 de fevereiro de 2015

NOTÍCIAS DA PPP DO EXAME DE INGLÊS

"Avaliação dos testes de Inglês de Cambridge vai ser obrigatória para docentes"

"Os exames de Cambridge chegam a cada vez mais partes do mundo"

No quadro da relação mágica com os exames Nuno Crato mantém a Parceria Público Privada que envolve a prestigiada Universidade de Cambridge na realização do teste “Key for Schools” que tão bons indicadores revelou o ano passado.
Foram já estabelecidas as datas para a realização das provas que as escolas no exercício da sua ampla e reconhecida autonomia acomodarão e, atenção, o aumento da sua dificuldade. Os resultados o ano passado não foram famosos.
Porque o ano passado os professores avaliadores realizavam a tarefa em regime de voluntariado e muitos não demonstraram espírito de voluntariado e alguns outros foram preguiçosos na correcção, o MEC decidiu que este trabalho vai ser obrigatório moldes e condições a definir.
De resto a Prova continua obrigatória para os alunos do 9º ano e facultativa para os do 2º e 3º ciclos do Básico,
Os alunos que a realizem podem continuar a aceder a um certificado que custa 25 € para os alunos “normais e, se for como no ano anterior, 12.5€ para os mais pobrezinhos abrangidos pela ASE. Claro que estes pagamentos são exigidos dentro da escolaridade obrigatória, gratuita e universal mas o certificado foi considerado pelo IAVE uma "oportunidade única para obter um certificado reconhecido internacionalmente a um preço simbólico”, pois no mercado “o preço normal deste certificado é de cerca de 75/80 euros”. Parece que disseram isto sem se rir. Ao que parece também a adesão à compra dos certificados não atingiu o sucesso esperado.
Esta interessante PPP, Parceria Público Privada que envolveu na primeira edição, MEC, Universidade de Cambridge, Porto Editora, BPI, Connexall, Fundação Bissaya Barreto, Novabase, evidentemente, os pais pagantes e agora com a obrigatória colaboração dos professores está em florescimento e a alimentar a Fábrica de Exames da Universidade de Cambridge, uma multinacional em franca expansão.

Sem comentários: