segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

DE PEQUENINO É QUE ...

"Creche: Quanto mais cedo melhor?"

No Público faz-se referência a uma investigação desenvolvida por médicos portugueses assente na revisão de estudos internacionais que sugerem a vantagem para o desenvolvimento das crianças fa frequência da creche. Apesar da forma cautelosa como estudo é referido, até pelos autores, e de uma definição estreita de desenvolvimento, centrada sobretudo nos aspectos cognitivos, umas notas telegráficas sobre esta questão, é bom ou não para as crianças a entrada cedo nas creches, em alternativa à família, pais ou avós, ou amas.
Como é sabido, Portugal tem um dos mais elevados custos de equipamentos e serviços para crianças o que é, naturalmente, um forte constrangimento um obstáculo para projectos de vida que envolvam filhos. Por outro lado, sobretudo nas grandes áreas metropolitanas, existe uma falta significativa de respostas e recursos a preços acessíveis para o acolhimento a crianças dos 0 aos 3 anos é, como já disse, um dos grandes obstáculos a projectos familiares que incluam filhos, levando aos conhecidos e reconhecidos baixos níveis de natalidade entre nós, 30 % das mulheres portuguesas têm apenas um filho. Acresce a duração da licença de maternidade, quatro meses, que acelera a necessidade da presença de outros cuidadores e educadores acessíveis às famílias
A alteração dos estilos de vida, a mobilidade e a litoralização do país, levam à dispersão da família alargada de modo a que os jovens casais dependem quase exclusivamente de respostas institucionais que, ou não existem, ou são demasiado caras.
Neste quadro, prolifera a oferta clandestina, tal como no caso dos idosos, onde, a preços bem mais acessíveis e sem controlo da qualidade, se depositam os miúdos. Neste contexto surgem com demasiada regularidade notícias sobre episódios de negligência ou mesmo maus tratos.
É certo que não fica fácil a fiscalização dos serviços competentes porque a situação também serve às famílias, pelo custo e pela simples existência para "guarda" dos seus filhos.
Sabemos todos como o desenvolvimento e crescimento equilibrado e positivo dos miúdos é fortemente influenciado pela qualidade das experiências educativas nos primeiros anos de vida, de pequenino é que ...
Esta é, do meu ponto de vista, a questão central, nos primeiros anos de vida as experiências educativas, designadamente, os aspectos sociais, afectivos e emocionais são fundamentais para a construção pessoal.
Estas experiências de qualidade podem acontecer tanto em contexto familiar como em contexto de creche. Também me parece importante que as crianças vivenciem experiências institucionais de educação pré-escolar ou creche. No entanto, como há tempos afirmava o Professor Mário Cordeiro, havendo condições nas famílias, qualidade e disponibilidade, ou em ambientes de natureza familiar, não é imprescindível para o seu desenvolvimento que as crianças frequentem a creche antes dos dois anos. Assim sendo, a resposta à questão suscitada no título da peça do Público "Creches. Quanto mais cedo melhor?" é, do meu ponto de vista, negativa. Não é imperativo para o bem-estar das crianças que entrem o mais cedo possível para a creche.
Insisto, no entanto, que importa assegurar a existência de creches a custo acessível à generalidade das famílias e, obviamente, regular a qualidade do seu serviço evitando que se transformem em depósitos de crianças. Trata-se de uma aposta no futuro.

Sem comentários: