sábado, 11 de abril de 2009

A MARCHA DOS PENITENTES

Nesta quadra pascal aparecem sempre, faz parte do ritual, umas imagens impressionantes com origem, fundamentalmente, nas Filipinas, de gente que, literalmente, se crucifica e se auto-chicoteia numa perspectiva de sacrifício, penitência e purificação. Acho as imagens absolutamente chocantes, para além de me parecerem dolorosas. No entanto, sou sensível à ideia de penitência e purificação pelo que poderíamos aspirar a uma marcha dos penitentes que nos reconciliasse com parte substantiva daqueles que gerem os nossos destinos, quer políticos quer económicos.
À cabeça da marcha dos penitentes umas figuras de peso de que deixo alguns exemplos.
O Dr. Isaltino, a Dra. Fátima Felgueiras, o Avelino e o Major que se penitenciariam pelas “boas práticas autárquicas”.
A Dra. Maria de Lurdes Rodrigues e “sus muchachos” em penitência pela PEC – Política Educativa em Curso, que querendo alterar aspectos necessários, o tem feito da pior maneira e com custos ambientais muito severos, o clima das escolas não se aguenta.
O Dr. Alberto Costa e a Dra. Ferreira Leite em penitência por simplesmente não existirem. Na sua idade e com as suas responsabilidades é grave.
O Génio Pacheco Pereira, o Dr. José Manuel Fernandes e o Dr. Durão Barroso em penitência pela defesa fundamentalista do Sr. Bush um rapaz que mudou o mundo.
O Dr. Albino Almeida penitencia-se por “representar” os pais que desejam os meninos trancados nas escolas 12 horas por dia, pelo menos.
O Dr. Manuel Pinho em penitência pelos seus maus dotes de pintor. A realidade nunca é da cor que ele a pinta.
O Dr. Vítor Constâncio em penitência por passar o tempo a dormir enquanto parte da banca se orienta.
O Eng. Sócrates em penitência pela infalibilidade, genialidade e omnipotência deselegantemente usurpadas a Deus.
Por razões de espaço deixo ao vosso critério quem mais poderia integrar a marcha dos penitentes de forma a regenerar a ditosa pátria.

Sem comentários: