sexta-feira, 17 de julho de 2009

TENS DIFICULDADES? TENS QUE TER PACIÊNCIA, NÃO ÉS ELEGÍVEL

A poeira assentou mas as previsíveis consequências negativas da nova legislação que reintroduziu a determinação de elegibilidade para apoio educativo a alunos com dificuldades continuam a ser conhecidas. Um inquérito realizado junto de escolas da Região Centro mostra, tal como acontece no resto do país, a quantidade de crianças em dificuldade que deixaram de ter o apoio de que necessitam e de como desajustada se verifica a definição da rede de escolas de referência. O incompetente Secretário de Estado, o delinquente ético, Valter Lemos, bem continua a torcer os números, as taxas e a realidade até que estas lhe digam o que ele quer ouvir. No entanto, como sempre, a realidade não se transforma na projecção dos seus desejos.
E assim, a situação de milhares de alunos com dificuldades é bastante grave, sem apoio ou sem apoio o adequado, algo que, como Valter Lemos já afirmou, não o preocupa.
Pode ser que pedir um estudo à OCDE, mas mesmo à OCDE, fosse uma oportunidade para esta gente, politica e eticamente pouco séria, perceber como é inaceitavelmente grave o que está a fazer.

3 comentários:

Ana disse...

Viva Professor,

Depois de alguma ausência (velada claro, pois assim que tenho oportunidade venho aqui ao seu blog), deixo algumas ideias:
a) quando ingressei no curso de Psicologia (já com 30 mais IVA), e pela ignorância - mea culpa - perguntava-me recorrentemente acerca da necessidade da estatística na Psicologia - a qual rápidamente entendi!!!!. Absolutamente necessária! Sem discussão!) Agora, à medida que que o curso decorre, percebo, que esta ferramenta indispensável à nossa ciêcia, necessita de outro item indispensável - a dizer - a seriedade! Existirá alguma formula? Creio que não, mas seria crucial. Mas a essência humana é isto mesmo, uma certa ambiguidade, só para categorizar, ou seja,só colocar um nome.
b) deixo outra ideia: se psicologia, etimologicamente, quer dizer o " conhecimento da alma humana", esta, em meu entender, seria o mote do qual NUNCA nos deveríamos desviar. Enfim, cá vamos nós, alegremente (ou não), vivendo as idiossicrasias da nossa condição! E, assim vai o mundo...
Abraço,
Ana

Ana disse...

Só para terminar e sistematizar: vigora a lei dos mais forte (sem ofender Darwin, claro!!!!). Vou tomar uma daquelas cenas para o vómito - Vomidrine????- porque de facto não se aguenta!!!!A estatística não é isto, é algo que ajuda e tem dignidade!!!!!

Anónimo disse...

Para alguns a indicação de "a estatística é a arte de torturar os números para que eles digam o que nós queremos" e que "qualquer relação com a realidade é pura coincidência " deveria ser obrigatória no final dos estudos apresentados.