sexta-feira, 24 de julho de 2009

A CRECHE NOCTURNA

Já por várias vezes tinha antecipado este cenário embora não esperasse que fosse para tão breve. A Junta de Freguesia de Matosinhos vai colocar em funcionamento nas suas instalações uma creche destinada a crianças entre os seis meses e os 10 anos a funcionar às sextas e sábados à noite, gratuitamente, e, na fase inicial, das 20 às 24. Segundo o Senhor Presidente da Junta, tal iniciativa contribuirá para “reforçar e consolidar os laços conjugais”, “ajudar os casais a ter mais tempo para si” e “seguramente atrair muita gente que poderá assim, com qualidade, desfrutar da excelência dos nosso estabelecimentos de restauração e lazer”. Ponham os olhos nesta visão e capacidade de empreendimento.
Depois de se permitir que os miúdos possam ficar nas escolas 11 horas por dia, só faltava mesmo o funcionamento em horário nocturno. É óbvio que colocar os miúdos em instituições este tempo todo torna-se um excelente contributo para a vida familiar pelo que deve ser apoiada.
No sentido de a melhorar algumas pequenas sugestões ao Senhor Presidente e eventuais seguidores. Primeiro, porquê esperar pelos seis meses e receber as crianças só até aos dez anos. Existem perfeitos substitutos do leite materno pelo que as crianças podem passar da maternidade para a creche e como as crianças não devem ficar sós, a creche deveria recebê-las pelo menos até aos 16 anos. Depois também já vão para a “night” sem problemas.
Por outro lado, mesmo em fase inicial, receber as crianças até às 24h é perfeitamente insuficiente, ajuda a restauração, os papás jantam e os meninos “crecham”, mas falta o lazer, os papás precisam de ir abanar o capacete. No mínimo até às 4 h da manhã, os horários “after hours” virão depois. Já agora, muitos estabelecimentos nocturnos têm programas fixes às quartas e quintas, além disso, para os pais, uma prainha ou um passeio ao domingo sem os putos a chatear seria um espectáculo. Vejam lá se podem dar um jeito de abrir a creche.

Sem comentários: