segunda-feira, 6 de julho de 2009

INGENUIDADES

Sempre mostrei alguma reserva face ao alarido em torno do adormecido e ingénuo, foi ele que disse, Vítor Constâncio e da supervisão do BdP na caso do BPN, considerando estranha a aparente atitude de maior preocupação com a perseguição e condenação do polícia, do que com a condenação dos eventuais delinquentes. Por outro lado, como é sabido, estas coisas da justiça e do grande crime de “colarinhos brancos” não são “apenas” um problema de polícia e de justiça, são, sobretudo, um problema de política.
Mais uma vez isto pode ser comprovado com o que se pensa vir a ser o conteúdo do Relatório elaborado pela Senhora Deputada, Sónia Sanfona, dos trabalhos da Comissão de Inquérito da AR sobre o caso BPN. O Relatório espelhará, certamente, o entendimento que o PS tem do caso, no limite do tolerável pela opinião pública, ou seja, tentando não levantar muitas ondas que o mar já tem agitação que chegue. O Relatório não espelhará o que foi apurado em sucessivas audições dos vários actores.
Naturalmente que tais procedimentos, que não são exclusivos do PS mas de quem na circunstância está no poder, minam a confiança e a credibilidade dos cidadãos quer na classe política, quer no sistema de justiça como, aliás, vários estudos o vão demonstrando.
É um problema de estrutura, não é de conjuntura.

Sem comentários: