segunda-feira, 20 de julho de 2009

O FAROL

Peço desculpa, mas vou referir-me a algo que só fará sentido, provavelmente, para as pessoas aqui da minha zona, Almada e Lisboa, mas não posso deixar de o fazer. Em Cacilhas, na zona onde acostam os barcos que fazem a travessia do Tejo existiu um farol que tinha sido ali colocado em 1885. Este farol ajudava na sinalização da travessia e no aproximar do cais. Emitia um sinal sonoro que se ouvia a uns quilómetros, e que avisava aos da Margem Sul, eu era pequeno e estudava em Lisboa, que estava nevoeiro no Tejo, o que implicava menos barcos ou mesmo a suspensão do tráfego marítimo. Lembro-me disto ainda antes da Ponte 25 de Abril estar construída. Pois este farol, já tecnicamente dispensável, tinha sido retirado há trinta anos e colocado nos Açores.
Porque a memória faz falta, a Marinha e o Município entenderam por bem recuperar o farol e reinstalá-lo em Cacilhas, no local em que sempre esteve e onde está desde ontem, de guarda ao Tejo.
Devo dizer que fiquei contente por passar em Cacilhas e ver o farol, por saber que o vou ouvir nos dias de nevoeiro e que a sua luz volta a brilhar.
Nos tempos que correm acho que ainda damos mais valor a um farol.

2 comentários:

Marta Viotti Soares Coelho disse...

E para uma Lisboeta, que agora se encontra em Bucareste, ainda melhores são as notícias!
Não sou do tempo desse farol, mas de certo vai ser uma das primeiras coisas que vou querer conhecer na minha próxima visita a "casa"...
Sou amiga do teu irmão e tomei a liberdade de começar a seguir o teu blog!
Muito prazer, Marta.

Zé Morgado disse...

Bem vinda