quarta-feira, 7 de setembro de 2016

O RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOS DIRECTORES ESCOLARES

Ainda uma referência aos resultados do inquérito realizado pelo Alexandre Henriques do blogue ComRegras, "O que pensam os diretores e os presidentesde Conselhos Gerais sobre questões pertinentes da escola portuguesa", dirigido a directores de escolas e agrupamentos e a presidentes de Conselhos Gerais. Dada a pertinência dos vários tópicos justifica-se o retorno.
Umas notas breves sobre algo que me pareceu merecedor de reflexão a percepção dos directores sobre a valorização e reconhecimento do seu trabalho.
De um lado mais positivo, 62.2% dos directores sente o seu trabalho reconhecido e valorizado pelos alunos, 57.4% pelos não docentes, 66.3% pelos docentes e 57.7% pelos pais.
Parece-me sobretudo importante registar que apenas 8.3% sintam o seu trabalho valorizado e reconhecido pelo ME e que ainda menos, 1.6%, se sinta reconhecido e valorizado pelos sindicatos.
A alteração do modelo de gestão das escolas passando para um modelo de direcção unipessoal e de um processo de eleição que de uma base eleitoral universal considerando a comunidade educativa e envolvendo pais e alunos passa para um eleição realizada pelos Conselhos Gerais trouxeram alterações substantivas às escolas, ao seu modelo de gestão, ao seu clima institucional e funcionamento democrático.
O processo eleitoral e as candidaturas, bem como a própria constituição do Conselho geral, são frequentemente palco das lutas e equilíbrios da partidocracia no plano local.
Por outro lado, esta menor representatividade dos directores considerando o corpo docente e não docent da escola ou agrupamento face ao corpo pode explicar os directores participantes se sintam menos reconhecidos e valorizados.
Como já escrevi, estarei certamente errado, creio que a direcção unipessoal da escolas e agrupamentos e a reorganização da rede, diminuindo o número de directores face ao número de anteriores conselhos executivos se inscreveram numa tentativa de controlo político do sistema por parte da tutela independentemente do conjunto de razões também divulgadas.
Temos, portanto, um cenário, em que o director será responsável perante a tutela por uma escola ou agrupamento mas apenas 8.3% dos directores sentem o seu trabalho valorizado e reconhecido pelo ME. Creio que isto configura uma situação altamente desconfortável e que não pode deixar de ter impacto no clima das escolas e na qualidade das lideranças que, já por si, pode ser ameaçada pelos processos seguidos.
Uma nota ainda sobre a forma como se sentem considerados pelos sindicatos.
Se os sindicatos são representativos dos professores, se os directores sentem que quase 70% dos professores os reconhece e valoriza, se os próprios directores são professores, fica uma equação estranha, o apoio que os directores percebem vindo dos sindicatos é residual.
Creio que estamos em presença de mais um exemplo da conflitualidade na educação que não é um problema por existir, longe disso, mas porque assenta, do meu ponto de vista em lógicas e agendas que estão bem para lá da educação e da sua qualidade.
Nada de novo, a educação é uma das áreas em que a conflitualidade decorrente da partidocracia instalada e da gestão dos poderes, nacionais, regionais ou locais se torna mais intensa.

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