quinta-feira, 7 de maio de 2015

E A FORMAÇÃO CÍVICA?

Aliás, as questões de natureza curricular estão permanentemente em agenda. No que respeita ao ensino religioso, como não esquece João Duque e sabemos todos, o Artº 43ª da Constituição, no ponto 3 dispõe, "O ensino público não será confessional".
No entanto, a Concordata em vigor com o Vaticano estabelece que é dever do Estado Português garantir “as condições necessários para assegurar, nos termos do direito português, o ensino da moral e religião católicas nos estabelecimentos de ensino público não superior, sem qualquer forma de discriminação”.
Assim, no cenário actual temos a oferta obrigatória nas escolas portuguesas da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica assegurada por professores pagos pelo Estado e com carreira integrada. A oferta de disciplinas de outras confissões religiosas é possível mas a expensas próprias e com professores fora do sistema.
Parece claro que esta situação viola, por um lado o princípio constitucional do ensino "não confessional" e, por outro lado, um princípio de equidade face à também consignada constitucionalmente liberdade religiosa.
Podemos discorrer longamente sobre a justificação para que este quadro permaneça com estes contornos, no entanto, não é esse o meu ponto.
Sou dos que continua a entender que a educação deve integrar imprescindivelmente uma dimensão de formação pessoal, ética e cívica, o entendimento expresso por João Duque e a justificação para que exista a obrigatoriedade do ensino religioso que se centraria, sobretudo, na formação pessoal e cívica e menos no “catolicismo”.
Como tenho afirmado, se tal não acontecer temos "apenas" ensino de um conjunto de saberes instrumentais que sendo importante não pode ser, não deve ser, o "tudo" da educação.
Acontece que o mesmo Estado que tem assumido os custos da permanência da oferta obrigatória da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, de frequência facultativa, é o mesmo Estado que erradicou a Formação Cívica para todos os alunos dos conteúdos curriculares assumindo uma visão redutora e perigosa do que é educação e entende por bem expurgar os currículos de tudo o que Crato não considere “essencial”.
Esta é, do meu ponto de vista, a questão central.
Assim sendo, creio que João Duque, em vez de reclamar a obrigatoriedade do ensino religioso católico, andaria melhor se perguntasse a Nuno Crato porque retirou a formação cívica do currículo de todos os alunos ao mesmo temo que o sistema sustenta a frequência opcional da Educação Moral e Religiosa Católica num quadro constitucional que define um ensino público laico.

Sem comentários: