terça-feira, 26 de maio de 2015

A CANDIDATURA DE SAMPAIO DA NÓVOA

À medida que vou lendo e ouvindo os discursos e comentários negativos à candidatura presidencial de Sampaio da Nóvoa mais convencido fico de que a generalidado dos seu conteúdos constitui a melhor justificação para a importância que a sua candidatura está a assumir.
Por outro lado, as posições que vamos conhecendo de Sampaio da Nóvoa sobre Portugal e os portugueses, os compromissos como lhes chamou, a visão das competências presidenciais, o discurso virado para pessoas e não para interesses de outra natureza constituem o seu maior desafio. Este desafio será a resistência aos aparelhos partidários que, mais cedo ou mais tarde, entrarão na sua candidatura e que, como sempre e por cultura política da partidocracia, tentarão o seu condicionamento.
Não duvido da genuidade da sua afirmação de independência sem hostilização dos partidos que são, evidentemente, essenciais à democracia embora esta exista, felizmente, para além dos partidos.
No entanto, as décadas de vivência em Portugal mostram-nos com clareza exactamente como fora da tutela dos aparelhos partidários a vida cívica é fortemente condicionada, sobretudo à escala nacional. 
Como tantas vezes ouvimos, em política não existem almoços grátis,
No entanto, será difícil, mas será possível.


Sem comentários: