Realizou-se hoje na Assembleia da
República uma Conferência com o tema "Currículos e Autonomia"
organizada pela Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura que teve a
gentileza de me convidar a apresentar uma comunicação a que dei o título de
"Currículos, autonomia e diversidade".
Não sendo especialista em
questões curriculares a minha abordagem centrou-se na reflexão sobre a forma
como os actuais modelos e conteúdos curriculares contribuem, ou não, para
acomodar a diversidade dos alunos, a característica mais evidente de qualquer
sala de aula.
Em síntese e do meu ponto de
vista, a actual organização e conteúdos curriculares, extensos, demasiado
prescritivos e normativos, operacionalizados através de centenas de metas curriculares
são pouco amigáveis para responder aos desafios da diversidade, qualidade e qualidade
para todos, ou seja, uma educação de natureza inclusiva.
De uma forma mais específica,
tornam difíceis o exercício da autonomia de alunos, professores e escolas,
comprometem o desenvolvimento de abordagens curriculares integradas e a
possibilidade dos professores introduzirem dispositivos de diferenciação
pedagógica, a única forma de acolher as diferenças entre os alunos.
Acresce que, sem surpresa, estes
modelos e conteúdos curriculares estão associados a uma sobrevalorização da
avaliação externa que determina o que em boa parte do tempo é realizado pelos
professores e alunos, a preparação para exames, minimizando uma maior
flexibilidade de metodologias e actividades didáctico-pedagógicas.
É ainda de registar que esta
visão de educação e escola está a chegar à educação pré-escolar recorrendo a
horários fixos de áreas curriculares e medida das aprendizagens das crianças
com as mesmas características das metas curriculares.
Neste contexto, sucessivos grupos
de alunos são "empurrados" através dos crivos da medida, os exames, para
espaços curriculares diferenciados, pouco qualificados, com recursos insuficientes.
Finalmente, minimiza-se o
abandono escolar mas não se promove o sucesso educativo que é mais do que o
sucesso escolar.
Sem comentários:
Enviar um comentário