Do texto releva as vantagens potenciais desta situação
ainda que, como sempre em matéria de educação, seja necessário considerar variáveis
de natureza individual, contextual, social e cultural.
A constatação não é nova e existem estudos em Portugal que
apontam no mesmo sentido, realizados por exemplo, na Universidade do Minho.
Curiosamente, sempre foram defendidas as vantagens da
aprendizagem de mais do que uma língua para as crianças de meios mais
favorecidos, por assim dizer, mas, coisa bizarra e interessante, afinal os
estudos que sucessivamente vão sendo conhecidos alargam o impacto e sugerem
benefícios para todas as crianças, mesmo oriundas de ambientes menos favorecidos.
No entanto, esta constatação pode não ser suficiente para
desmontar um dos mais enraizados equívocos instalados na nossa cultura escolar,
o de que crianças que se confrontam com duas línguas estão “condenadas” a
sentir dificuldades de aprendizagem.
Como é evidente, já aqui o referi, algumas pessoas que
genuinamente assumem este entendimento, são as mesmas que proporcionam aos seus
filhos pequenos a aprendizagem, por exemplo, do inglês, e não entendem que isso
lhes provoque dificuldades na aprendizagem, antes pelo contrário, é benéfico
como os estudos comprovam e para todas as crianças.
A razão deste equívoco remete para a representação sobre a
segunda língua envolvida, ou seja, se para além do português as crianças
estiverem a aprender, inglês, alemão, espanhol ou francês, por exemplo, isto é
benéfico. No entanto se estiverem a aprender português e crioulo vão, com toda
certeza, sentir dificuldades escolares. Dito de outra maneira é o estatuto
atribuído às línguas envolvidas que determina a natureza da apreciação sobre os
resultados esperados.
Seria desejável que os dados conhecidos pudessem contribuir
para contrariar a representação instalada, mesmo entre alguns professores, de
que crianças que lidam diariamente com o português e com outra língua, crioulo,
por exemplo, estão condenadas a sentir dificuldades ou mesmo ao fracasso.
Não estão e não é um problema, pode ser uma vantagem se a
soubermos, quisermos e conseguirmos aproveitar.
Sem comentários:
Enviar um comentário