sábado, 20 de fevereiro de 2010

NÃO VÁS AO MAR

Como já disse, desisti de acompanhar o alarido emergente da Face Oculta pois às tantas perdi-me, não sei quem disse o quê a quem, nem quem escutou o quê, nem se Sócrates sabia ou não sabia já não sei o quê sobre que negócios e sobre que pressões exerceu sobre quem. Enfim uma história verdadeiramente edificante da qual aguardo os episódios finais, se acontecerem.
Para além disto, a cena política parece agitada com a ousada intromissão de Fernando Nobre nas águas territoriais dos políticos mas aguardo desenvolvimentos. Uma pequena nota para sublinhar que o ano passado os cinco maiores bancos portugueses aumentaram os lucros face a 2008. Ao que parece pagaram menos IRC, sempre pagam, e o ano de 2009 foi o ano da famosa crise que, já percebemos, quando nasce não é para todos.
Uma situação que tem passado relativamente despercebida é a sucessão de tragédias que tem afligido os pescadores portugueses. Nos últimos dias afectou pescadores de Peniche e Viana do castelo. Mas estas tragédias têm merecido uns directos dos Telejornais e pouco mais.
Talvez fizesse sentido tentar perceber as origens de tantos episódios dramáticos. Tratar-se-á de negligência, de falta de condições de segurança das embarcações ou dos portos, insuficiência dos dispositivos de auxílio ou de tudo isto e de mais alguma coisa que nos possa escapar?
Creio que seria importante procurar esclarecer e, se possível evitar novos episódios trágicos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Os pescadores, condenados à miséria em terra, são mandados morrer no mar...
Gostava que desse uma vista de olhos pelo meu blogue:
http://flordocardo.blogs.sapo.pt

Abraço!