quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

UM PAÍS DE TAMPAS AOS SALTOS

Sempre achei graça à expressão “salta-me a tampa” no sentido em que mais frequentemente é utilizada, significando a ideia de se ficar numa situação algures entre o perplexo, o reactivo e desorganizado. De facto, se imaginarmos qualquer objecto que use tampa sem a mesma, ficamos com a sensação desconfortável do à vista, do exposto, no fundo, do destapado.
É por este tipo de questões, ridículas certamente, que me inquietam os cenários em que vivemos e que a toda a hora nos fazem “saltar a tampa”, ou seja, ficamos perplexos, com vontade de … seja o que for, a quem for, sem saber o que fazer e para onde nos virarmos em busca de um rumo.
Ouvimos declarações de gente com a responsabilidade de nos governarem ou de gente com vontade disso, que são assustadoras e nos fazem “saltar a tampa”.
Assistimos e tomamos conhecimento de comportamentos e atitudes que são um atentado à ética e à seriedade que nos fazem “saltar a tampa”.
Convivemos com situações de desrespeito por direitos básicos e pela sagrada dignidade das pessoas que nos fazem “saltar a tampa”.
Todos os dias sentimos que nos “salta a tampa” ou nos cruzamos com gente a quem “salta a tampa”.
Reparem na cacofonia em que este país se transformou, com tantas “tampas aos saltos”.

1 comentário:

Joaquim Ferreira disse...

UMA TEMÁTICA À PARTE... OU NEM POR ISSO... Perdoem-me mas não a posso deixar passar despercebida.
Trata-se de uma mensagem dirigida a todos os portugueses interessados em mais justiça, mais transparência, mais exigência na dedicação e empenho na por parte dos Políticos Portugueses na construção de um país mais justo. Vamos Mudar a Politiquice em Portugal...
Numa época em que cada vez mais se fala na necessidade de avaliação de todos, o exemplo deve começar por cima, isto é, pelos próprios políticos, únicos "empregados" que devem servir o Povo Português, mas que decidem o seu próprio salário.
Vamos nós determinar quanto podem receber. Eles são nossos funcionários... E foram candidatos porque quiseram...
Por isso, está online uma petição que valerá a pena... Basta que os portugueses queiram que seja uma realidade... Não há mais lugar para ataque aos vencimentos dos políticos se esta petição morrer pelo caminho. Chegou a HORA DA VERDADE... Vamos colocar os políticos AO SERVIÇO DO PAÍS e não a SERVIREM-SE DO PAÍS.! Leiam... Petição Por Políticos Mais Responsáveis.
Se é contribuinte neste país e sente-se "assaltado" ou simplesmente "escandalizado" com o que se paga como salário e ajudas aos políticos? Vamos colocar uma ordem nisto... Que os que servem o povo sejam reconhecidos pelo que fazem... avaliados e como tal, merecedores do que recebem... Está uma petição on-line disponível.
Aqui fica o link da Ler a Petição . Por favor, leia a petição até ao fim... Cremos que vale a pena! Para assinar, existe um botão que abre a janela ou então, volte aqui e escolha Assinar a Petição “Por Políticos Mais Responsáveis”..
Este é um assunto diferente do tratado. Mas creio que merece ser divulgado... Perdoem-me este pequeno abuso...
Não Calarei A Minha Voz... Até Que O Teclado Se Rompa !