terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Já aqui tenho referido que, apesar de as referências às alterações climáticas se centrarem no planeta Terra, também me preocupam as alterações climáticas que envolvem as pessoas desta terra.
A imprensa de hoje divulga um estudo do Observatório Português de Boas Práticas Laborais (entidade que confesso desconhecer) em que 36,5% dos inquiridos entendem que o estado das relações laborais em termos genéricos é mau. Curiosamente, 40% entendem que na sua empresa a situação é positiva. É um dado interessante sobre a percepção do clima, ou seja, na minha empresa a coisa é positiva mas de uma forma geral a situação é má. O estudo diz ainda que os inquiridos expressam maior preocupação com a igualdade de oportunidades do que com salários e carreira o que também é de salientar, as pessoas parecem mais sensíveis à justiça e ao bom tratamento que a questões de salário.
Este tipo de conclusões não é inédito, outros trabalhos nacionais e internacionais mostram como, contrariamente ao que por vezes se entende, as pessoas precisam e esperam reconhecimento e bom relacionamento mais do que dinheiro ou estatuto.
Nos tempos que correm, com altíssimos níveis de precariedade laboral e de desemprego, é óbvio que a percepção das relações laborais em termos genéricos tenderá a ser negativa.
É por isso que, tanto quanto os eventuais riscos do alegado aquecimento global, me preocupam os riscos do arrefecimento global das relações entre as pessoas.

Sem comentários: