segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O SONO E A NET

A imprensa de hoje aborda a questão da qualidade do sono de crianças e adolescentes. Alguns estudos citados sustentam que os mais novos estarão a dormir menos que gerações anteriores. A falta de qualidade do sono e do tempo necessário acaba, naturalmente, por comprometer a qualidade de vida das crianças e adolescentes. Alguns especialistas ouvidos remetem esta alteração para questões ligadas a stress familiar e sublinham o aumento das queixas relativas a sonolência e alterações comportamentais durante o dia.
É certo que as situações de stress familiar serão importantes mas parece-me necessário não esquecer alguns aspectos relacionados com os estilos de vida. Segundo alguns estudos, perto de 50% das crianças até aos 15 anos terão computador ou televisor no quarto, além do telemóvel.
Acontece que durante o período de sono e sem regulação familiar muitas crianças e adolescentes estarão diante de um ecrã, pc, tv ou telemóvel. Com é óbvio, este comportamento não pode deixar de implicar consequências nos comportamentos durante o dia, sonolência e distracção, ansiedade e, naturalmente, o risco de falta de rendimento escolar num quadro geral de pior qualidade de vida. Esta questão, utilização excessiva e não regulada pelos pais da net é, aliás, tratada pelo Público a propósito da realização de trabalhos escolares que frequentemente não passam de plágios realizados a partir de operações "copy e paste".
Estas matérias, a presença das novas tecnologias na vida dos mais novos, são problemas novos para muitos pais, eles próprios com níveis baixos de alfabetização informática. Considerando as implicações sérias na vida diária importa que se reflicta sobre a atenção e ajuda destinada aos pais de forma a que a utilização imprescindível seja regulada e protectora da qualidade de vida das crianças e adolescentes.

3 comentários:

Anónimo disse...

O pior é que não são só os miúdos que fazem plágios. O que se vê nas faculdades, não deixa ninguém orgulhoso. Se por um lado os alunos plagiam, por outro os professores fazem de contam que não reparam!

incorporeo disse...

Sou muito céptico em relação à correlação que pretende fazer entre falta de sono e plágio. Não acredito que a falta de sono bloqueie eventuais referenciais de exigência e rigor. Isto, quando um aluno os tem. O oposto - um aluno que durma bem mas que careça de valores éticos - acaba por deitar por terra essa sua tese.

Zé Morgado disse...

Caro incorporeo,

Trata-se de um equívoco. não estabeleci nenhuma relação entre sono e plágio. Limitei-me a, para além dos riscos de plágio através da net, levantar uma OUTRA questão que é os efeitos da sua utilização no quarto, sem regulação e perturbando o sono com consequências na qualidade de vida dos miúdos, por exemplo no rendimento escolar.