domingo, 28 de fevereiro de 2010

PORDATA

Um lamentável esquecimento e o hábito, mau, de não falar das coisas boas, muitas, que ainda emergem no nosso país, levou a que não registasse o agrado e o interesse suscitado pela disponibilização gratuita da maior base de dados estatísticos sobre os últimos 50 anos em Portugal.
A Fundação Francisco Manuel dos Santos, presidida por António Barreto, através de um notável trabalho da responsabilidade de Maria João Valente Rosa produziu uma potente ferramenta de trabalho.
O volume de informação disponível em www.pordata.pt é riquíssimo e de uma utilidade extraordinária para todos os que, por necessidade, curiosidade ou investigação desejam aceder a informação relevante e caracterizadora de variadíssimas dimensões da nossa vida nos últimos 50 anos.
Embora muitas vezes, a propósito do tratamento escolhido para alguns dados e da forma manipulada e manipuladora como é produzido algum conhecimento decorrente de dados estatísticos, me lembre de que "Estatisticamente tudo se explica, pessoalmente tudo se complica" como diz Daniel Pennac no "Mágoas da escola", creio que a Fundação e a equipa que operacionalizou a Pordata fizeram um excelente trabalho que é justo sublinhar.

Sem comentários: