quarta-feira, 11 de julho de 2018

O PRÓXIMO ANO LECTIVO


Este ano lectivo está terminar, é o tempo de preparar o próximo e ter férias. Como vai sendo habitual e por várias razões, umas mais regulares que outras, talvez ainda não seja desta que o próximo ano lectivo começará com a tão apregoada quanto necessária normalidade. Um dia vamos conseguir.
O conflito entre docentes e ME parece eternizar-se alimentando um clima pouco amigável para o desempenho profissional. Foi publicada há poucos dias legislação que entrará em vigor em Setembro e que implica algumas alterações significativas nas dinâmicas e funcionamento escolares, caso dos currículos para o ensino básico e secundário e do regime jurídico para a educação inclusiva.
Veremos ainda como decorre o processo de colocação de docentes e de dotação das escolas dos técnicos e auxiliares de acção educativa necessários ao funcionamento das escolas com qualidade.
Sabemos que os processos educativos são por natureza complexos e com uma dose importante de imprevisibilidade e necessidade de adaptação mas também sabemos que estabilidade e serenidade tornam mais fácil responder a essa complexidade.
Queria estar enganado mas talvez o próximo ano lectivo não se inicie “apenas” com a preocupação de … cá estamos, professores, alunos, técnicos e direcções para mais um ano em que faremos o melhor que nos for possível.

Sem comentários: