Finalmente apareceu a nova legislação sobre a educação inclusiva.
Bolas, não era sem tempo.
Agora sim acaba-se com a exclusão
e a guetização de alunos em espaços curriculares, CEIs, ou em instituições que
promovem vida activa.
Já não vão acontecer situações de “entregação”
mas todas serão de verdadeira inclusão. Boa!
Assim sim, com inovação, com um
novo paradigma, com uma escola inclusiva x.0 acabou-se o ensino especial para alunos especiais providenciado por professores especiais que lidam ainda com os pais especiais dos alunos especiais.
Os agrupamentos e escolas terão
as suas equipas preparadas, recursos suficientes e competentes e os técnicos
necessários a projectos educativos que acomodem a diversidade dos alunos.
Estarão montados os dispositivos
de regulação do trabalho desenvolvido e a formação necessária, quem sempre fez
de uma certa maneira não muda só porque a legislação se altera, é claro.
Finalmente, as famílias participam
efectivamente nos processos educativos.
Acaba-se os “CEIs, os “redutores”,
os “nees” e outras designações que, apesar de raramente acontecer, ainda se
ouviam.
Tudo isto vai acontecer a tempo
para o próximo ano lectivo.
Também já não …
Porra, que música é esta?! Ah, é
o telemóvel a tocar … mas hoje é sábado, não precisava de acordar, até estava a sonhar um sonho lindo.
Ando mesmo cansado disto tudo.
PS – Foi publicado Decreto-lei nº 54/2018, de 6 de Julho que estabelece o Regime Jurídico para a Educação Inclusiva
Quero muito que do processo de
alteração resulte mais qualidade nos processos educativos de todos os alunos,
menos exclusão, tantas vezes em nome da … inclusão, mais participação de todos
os alunos nas actividades comuns, mais apoios e de qualidade aos professores de
ensino regular, os actores centrais nos processos educativos de todos os alunos
para além dos pais, a disponibilização de recursos suficientes, adequados e em
tempo oportuno e dispositivos de regulação do trabalho desenvolvido que
minimizem os efeitos em que, perdoem-me o excesso e a repetição, da dimensão o
sistema é verdadeiramente inclusivo, coexistem sem um sobressalto práticas
excelentes com práticas e discursos que atentam contra os direitos de alunos, famílias
e docentes.
Um melhor quadro normativo é
necessário e uma boa base de trabalho mas mais recursos e apoios de qualidade
aos professores de ensino regular, os actores centrais nos processos educativos
de todos os alunos para além dos pais, a disponibilização de recursos
suficientes, adequados e em tempo oportuno e dispositivos de regulação do
trabalho desenvolvido são aspectos críticos.
O que será que efectivamente se
altera com um novo quadro legislativo? Que vai acontecer no próximo ano lectivo
nas condições em que todo o processo de finalização deste e preparação do
próximo está decorrer.
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