Mais uma vez.
Não é milagre, não é acaso, não é mistério,
com recursos e visão a escola pode, deve, fazer a diferença e contrariar o
destino de insucesso que aguarda, sobretudo, pelas crianças nascidas no lado
menos confortável da vida.
Apesar de todas as dificuldades
são possíveis as boas práticas que merecem divulgação e reconhecimento.
Apoios precoces, competentes e
adequados às dificuldades percebidas pelos alunos são eficazes e não carecem de
nenhuma inovação, a retórica que já cansa.
"Não há uma receita que eu
possa dar, que se siga e está implementada. É preciso vencer várias barreiras
ao longo do tempo", avisa Alberto Rodrigues (o director da escola).
"A exigência é o caminho para o sucesso", considera, incluindo-se a
si próprio e a todo o pessoal da escola nos alvos dessa exigência. E também os
alunos, claro. Mas com uma regra básica: "A escola tem de ser um local
onde as crianças se sentem bem e são felizes. Têm de ser felizes na escola para
aprenderem."
Sem comentários:
Enviar um comentário