terça-feira, 6 de junho de 2017

OS PILHA-GALINHAS

O JN noticia a detenção e ida a tribunal de um homem desempregado que foi a apanhado com morangos no valor de dois euros e meio roubados de uma exploração.
Está certo, roubar é feio, está tipificado como crime e não depende do montante envolvido.
No entanto, recordo que o insuspeito Eng. Belmiro de Azevedo, em 20/06/2010 numa palestra no ISG, defendeu a legitimidade do roubo quando se tem fome. Neste sentido até se estranha a regularidade com que os grupos económicos processam pessoas que roubam alimentos de valor insignificante. Certamente que a marca Continente e as outras insígnias do grupo Sonae assim não procedem.
Por outro lado, estamos mais habituados a uma actividade nesta área realizada numa outra escala, a escala dos milhões, muitos. Empreendedores de outra envergadura e preparação fazem voar da banca, de empresas em falências fraudulentas, em comissões mal explicadas, em inconsequentes derrapagens financeiras nas obras públicas, em negócios ruinosos muitos milhões, mas mesmo muitos milhões. Acresce que, como sabemos, tudo isto se passa na maior das impunidades e sem grandes sobressaltos.
É sempre estimulante perceber como a justiça actua, recebe a queixa, prende e leva a julgamento estes pilha-galinhas, bandidos saqueadores e perigosos, enquanto os seus colegas de actividade, mas de outra dimensão, de outra escala e de outro patamar social, se passeiam por aí dedicando-se à sua lucrativa arte e vivem tranquilamente à sombra dos rendimentos.
É importante que estes casos de actividade delinquente cheguem a julgamento e sejam severamente condenados para, por um lado, alimentar a ideia de que a justiça funciona e, por outro lado, devolver-nos um sentimento de confiança nessa justiça e de que percepção de impunidade instalada é, evidentemente, falsa.
Com a actividade dos pilha-galinhas damos mais um passo na desejada democratização da nossa economia, roubam todos, é apenas uma questão de escala.
Numa nota final, apesar de “roubar ser feio” confesso que sinto uma adolescente e romântica simpatia pelos pilha-galinhas.

Sem comentários: