Começa hoje a realização das
avaliações em literacia da leitura integradas no Progress in International
Reading Literacy Study (PIRLS). Portugal participa pela segunda vez, estreou-se
em 2011 com uma colocação em 19º lugar entre 49 países, um resultado positivo e
que espelhou a evolução dos alunos portugueses que já se registava por exemplo
no PISA. Na altura da divulgação os resultados referi isso mesmo.
Vão participar 330 turmas de 4º ano
de 220 escolas representativas do sistema educativo português.
Sou dos que entende importante a
participação nestes estudos internacionais que nos dão dados úteis como
reguladores e avaliadores do sistema. Não havendo resultados históricos no
PIRLS e sabendo que a evolução verificada no PISA até 2009 começou a ficar comprometida
nos resultados de 2012 aguardo com alguma expectativa os resultados desta
avaliação que serão conhecidos em 2017.
Estes alunos já lidaram com as
metas curriculares, com o aumento dos alunos por turma, com o corte de
professores e dos dispositivos de apoio, com as implicações decorrentes da
existência de exames finais, etc.
Por princípio, sou optimista, o
trabalho e empenho de professores e alunos e a sua resiliência em condições
muitas vezes pouco amigáveis da qualidade ajudam a esse optimismo.
No entanto também sou realista e
pode acontecer que algumas destas dimensões possam influenciar negativamente a
prestação dos alunos em termos médios.
Como se diz por lá no Alentejo,
deixem lá ver. Em 2017 conversamos.
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