segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

A AVALIAÇÃO DA LITERACIA EM LEITURA (PIRLS)

Começa hoje a realização das avaliações em literacia da leitura integradas no Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS). Portugal participa pela segunda vez, estreou-se em 2011 com uma colocação em 19º lugar entre 49 países, um resultado positivo e que espelhou a evolução dos alunos portugueses que já se registava por exemplo no PISA. Na altura da divulgação os resultados referi isso mesmo.
Vão participar 330 turmas de 4º ano de 220 escolas representativas do sistema educativo português.
Sou dos que entende importante a participação nestes estudos internacionais que nos dão dados úteis como reguladores e avaliadores do sistema. Não havendo resultados históricos no PIRLS e sabendo que a evolução verificada no PISA até 2009 começou a ficar comprometida nos resultados de 2012 aguardo com alguma expectativa os resultados desta avaliação que serão conhecidos em 2017.
Estes alunos já lidaram com as metas curriculares, com o aumento dos alunos por turma, com o corte de professores e dos dispositivos de apoio, com as implicações decorrentes da existência de exames finais, etc.
Por princípio, sou optimista, o trabalho e empenho de professores e alunos e a sua resiliência em condições muitas vezes pouco amigáveis da qualidade ajudam a esse optimismo.
No entanto também sou realista e pode acontecer que algumas destas dimensões possam influenciar negativamente a prestação dos alunos em termos médios.
Como se diz por lá no Alentejo, deixem lá ver. Em 2017 conversamos.

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