Segundo um estudo da Federação
Académica do Porto, hoje divulgado, as alterações nos cálculos dos rendimentos
familiares para acesso às bolsas para frequência do ensino superior fazem com
que actualmente para aceder à bolsa mínima seja actualmente necessário ser
quase duas vezes mais pobre que em 2010.
A propósito da mesma questão
coloquei não há muito tempo um texto que agora retomo dada actualidade da
reflexão.
De acordo com o Relatório da
OCDE, Education at a Glance 2015, os custos da frequência de ensino superior em
Portugal suportados pelo universo privado, sobretudo as famílias, é o mais alto
da União Europeia, 45.7%.
Ainda segundo o relatório
"Sistemas Nacionais de Propinas e Sistemas de Apoio no Ensino Superior
2015-16", da rede Eurydice da União Europeia apenas Portugal e a Holanda
cobram propinas a todos os alunos do ensino superior, sendo também Portugal um
dos países com valores de propina mais altos. Já em 2011/2012 dados também da
rede Eurydice mostravam que Portugal tinha o 10º valor mais alto de propinas na
Europa, mas se se considerassem as excepções criadas em cada país, tem
efectivamente o terceiro valor mais alto de propinas.
Recordo que no início de 2014 um
estudo patrocinado pela Comissão Europeia em oito países da Europa revelava,
sem surpresa, que Portugal apresenta uma das mais altas percentagens, 38%, de
jovens que gostava de prosseguir estudos mas não tem meios para os pagar. É
também preocupante o abaixamento que se tem vindo a verificar de procura de
ensino superior apesar deste ano se ter registado uma pequena subida. As
dificuldades económicas são a principal razão para não continuar.
Por outro lado, talvez seja de
considerar o impacto da tão perversa quanto errada ideia do "país de
doutores" que se foi instalando com o precioso auxílio de alguma imprensa
preguiçosa e negligente pois não corresponde à verdade e que alimentando a
ideia de que "estudar não vale a pena", representa um verdadeiro tiro
no pé. Promove ainda o risco dos cidadãos desinvestirem em projectos de vida
que passem pela qualificação, a verdadeira alavanca do desenvolvimento e, portanto,
do futuro.
Ainda neste contexto, em 2012 foi
divulgado um estudo realizado pelo Instituto de Educação da Universidade de
Lisboa que contribui para desmontar um equívoco que creio instalado na
sociedade portuguesa. Comparativamente a muitos outros países da Europa,
Portugal tem um dos mais altos custos para as famílias para um filho a estudar
no ensino superior, ou seja, as famílias portuguesas fazem um esforço bem
maior, em termos de orçamento familiar, para que os seus filhos acedam a
formação superior. Se considerarmos a frequência de ensino superior particular
o esforço é ainda maior. Percebe-se assim a taxa altíssima de jovens que
exprimem a dificuldade de prosseguir estudos.
As dificuldades pelas quais
passam muitos estudantes do ensino superior e respectivas famílias, quer no
sistema público, quer no sistema privado, são, do meu ponto de vista,
considerados frequentemente de forma ligeira ou mesmo desvalorizadas. Tal
entendimento parece assentar na ideia de que a formação de nível superior é um
luxo, um bem supérfluo pelo que ... quem não tem dinheiro não tem vícios.
Para reforçar a ideia de que não
somos, definitivamente, um "país de doutores" importa sublinhar que,
apesar dos progressos dos últimos anos, estamos muito longe de poder vir a
cumprir a meta a que nos comprometemos com a UE para 2020, 40% de pessoas
licenciadas entre os 30 e os 34 anos. É certo que algumas habilidades com a
“meia licenciatura” podem dar um contributo mas não da melhor maneira
A qualificação é a melhor forma
de promover desenvolvimento e cidadania de qualidade pelo que apesar de ser um
bem caro é imprescindível.
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