A OCDE divulgou um Relatório,
referido no Público, em que com base nos resultados do PIS analisa o desempenho
dos alunos relacionando-os com variáveis de natureza sociodemográfica e com o
trabalho das escolas e dos professores. O Relatório merece leitura e reflexão.
Algumas notas breves
A associação entre os resultados
escolares dos alunos e variáveis de natureza sociodemográfica como meio social,
económico e cultural, circunstâncias de vida, estilos parentais, etc. etc.,
está estabelecida de há muito.
No entanto, também sabemos que a
escola faz, pode fazer a diferença tal como o Relatório sugere, ou seja, o trabalho
na e da escola e dos professores é um factor significativamente explicativo do sucesso dos alunos mais vulneráveis e capaz de contrariar o peso das outras variáveis que estão presentes nesses alunos.
Acontece que este efeito tem que
começar a ser estruturado antes de chegar à escola e à sala de aula.
Políticas educativas em termos
genéricos e em termos mais particulares como currículos, sistema de
organização, recursos humanos docentes, técnico e funcionários, tipologia e
efectivo de escolas e turmas, autonomia das escolas são apenas alguns exemplos
de como esse efeito começa a ser construído antes da sala de aula.
Depois existe de facto o trabalho
na escola envolvendo organização, clima e liderança por exemplo e, finalmente o
trabalho em sala de aula e aí emerge a diferença produzida pelo professor.
Quando abordo estas questões cito
com frequência uma afirmação de 2000 do Council for Exceptional Children, "O factor individual mais contributivo para a
qualidade da educação é a existência de um professor qualificado e empenhado".
No entanto a existência de
professores qualificados e empenhados não depende só de variáveis individuais
de cada docente, decorre também, voltamos ao início de um conjunto de políticas
educativas que promovam a qualificação, a motivação e a valorização a
diferentes níveis do trabalho dos professores.
E nesta matéria também temos
muito trabalho para realizar.
Sem comentários:
Enviar um comentário