O Público divulga hoje o estudo
realizado pelo Varkey GEMS Global Teacher Status Index direccionado para o
estatuto social dos professores que comparou as atitudes e percepção social
sobre os professores em 21 países.
Portugal é um dos países em que o
estatuto social dos professores aparenta ser mais baixo, 14º, sendo que os
portugueses exprimem uma confiança moderada no sistema educativo. É também
referido que a maioria dos inquiridos não deseja que os seus filhos possam ser
professores.
O Relatório, que merece leitura atenta tem um
conjunto de dados susceptíveis de reflexão mas neste momento apenas quero
deixar umas notas breves sobre a profissão professor em Portugal.
Nos últimos anos tem sido muito evidente um
discurso social e político, com acolhimento numa imprensa que embora se reclame
de "referência" é "preguiçosa", que através de uma
informação avulsa e por vezes cirurgicamente trabalhada ou divulgada procura
desvalorizar e questionar a imagem social e profissional dos professores.
Estes discursos de ataque e desvalorização que
incluem boa parte dos discursos e também das decisões políticas do MEC algum do discurso produzido pelos
próprios representantes dos professores, o discurso que muitos opinadores
profissionais, mais ou menos ignorantes, produzem sobre os professores e a
escola, e uma imprensa mal preparada na abordagem a muitas matérias e com
agendas que nem sempre são claras, tem efeitos muito significativos,
fragilizando seriamente a imagem dos docentes aos olhos da comunidade
educativa, designadamente de alunos e pais.
Esta desvalorização é um sério contributo para
muitos dos problemas, designadamente ao nível da autoridade percebida nos
professores, que afectam o nosso sistema educativo.
Devo, no entanto, reconhecer que
"bater" nos professores, essa "malandragem" a quem
entregamos os nossos filhos, resulta sempre, vende bem.
Voltarei mais tarde ao Varkey
GEMS Global Teacher Status Index.
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