Um trabalho muito interessante do Público sobre as condições de trabalho existentes no universo dos "call centers", recordou-me um texto que há algum tempo aqui tinha colocado, por coincidência também na sequência de uma reportagem televisiva que também denunciava as condições de trabalho muitas vezes degradantes e de exploração verificadas nestas estruturas. Confesso que desde essa altura tenho uma relação bastante mais paciente e tranquila com quem me aparece do outro lado da linha.
Nome: Um Número
Idade: 32
Habilitações Académicas: Licenciatura em Gestão
Integrada de Contextos Profissionais; Pós-graduação em Promoção de
Oportunidades
Morada: Casa dos pais
Profissão: Procurador de emprego
Experiência profissional: Funcionário de
Call-center em variados contextos de operação; Experiência de Empregado de
Balcão em grandes superfícies comerciais
Competências adquiridas: Elaboração diversificada
de currículos; Ocupação criativa dos tempos de espera em filas do Centro
de Emprego; Preparação de entrevistas de emprego; Técnicas de sobrevivência e
adaptação a contextos profissionais de exploração e sem dignidade; técnicas de
sobrevivência económica
Projecto a curto prazo: Encontrar alguma forma de
subsistência que não a generosidade familiar
Projecto a médio prazo: Um trabalho na área de
qualificação
Projecto a longo prazo: Uma vida decente
Projecto quase perdido: Esperança
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