terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

OS PORTUGUESES E AS PORTUGUESAS EM ALTA

No dia de S. Valentim, em que os mercados, sempre os atentos mercados, e os discursos dedicam algum espaço e tempo às relações amorosas, podemos encontrar referências na imprensa que, finalmente, poderão, de alguma forma, ajudar a cuidar da auto-estima lusitana que tão em baixo tem vindo a ser entendida.
Um estudo divulgado no Público, refere que mais de 54% dos portugueses afirmam ter relações sexuais pelo menos duas vezes por semana, o que é francamente superior à média mundial, de acordo com a notícia. Esta constatação, a ser verdadeira, estes inquéritos, que não conhecemos, podem ter as respostas inflacionadas pela vontade de "mostrar competência" mostra como se mantém o velho entendimento, "sorte nos amores, azar nos negócios". Com as dificuldades que a maioria dos portugueses atravessa nos seus "negócios", é reconfortante saber que nas transacções do amor o rating continua em alta.
Por outro lado, um estudo também citado no Público refere que apesar de a generalidade dos estudantes universitários afirmarem conhecer métodos contraceptivos, sendo o preservativo e a pílula os mais utilizados, constata-se que 70% das raparigas inquiridas se esquece de tomar a pílula.
A performance referida no primeiro estudo e o descuido revelado no segundo podem ser um contributo para a recuperação do inverno demográfico que atravessamos. Estou a ser optimista. Sendo pessimista, temos o risco de aumentar as situações de gravidez jovem não desejada ou as interrupções voluntárias da gravidez.
Finalmente, uma nota para registar as iniciativas da Câmara de Lisboa no âmbito ainda das relações afectivas de que se destaca a promoção de um "blind date" visando proporcionar um namorado ou namorada a quem a precisão leve a comparecer. É bonito.
Merece respeito e admiração o empenho e a entrega dos portugueses e das portuguesas às coisas do amor em tempo de crise.

2 comentários:

anónimo paz disse...

Em relação ao tema do 2º parágrafo digo que os Portugueses são uns refinados mentirosos. INCLUINDO EU, CLARO!...


saudações

Anabela disse...

Uma notícia positiva, essa que coloca os portugueses numa média superior na frequência das relações sexuais... Para além de boa mesa...boa cama?