quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A EXPERIÊNCIA QUE ENSINA. Outro diálogo improvável

Um dia destes, entre dois apressados goles de chá na sala de professores, a Cláudia, professora com poucos anos de experiência, dizia para o Professor Velho, o que está biblioteca e fala com os livros.
Velho, ontem à noite estava a pensar como apesar de tantas coisas que aprendemos quando andamos na formação para professores, as tantas mais que aprendemos quando chegamos às escolas. A experiência ensina mesmo.
Tens razão, a experiência, quando a sabemos usar, ensina-nos muito, a nossa e a experiência dos outros. por isso é digo sempre que nós deveríamos trocar mais as nossas experiências, era bom para todos, nenhuma é igual à outra.
Pois é, mas é curioso que, isto aconteceu em quase todas as escolas onde trabalhei, para os grupos de alunos que se sabia serem mais difíceis, eram escolhidos justamente os professores com menos experiência, os mais novos. Não achas que deveria ser ao contrário?
Acho que tens razão Cláudia, mas essa situação, muito rara, é tomada de forma bem intencionada e para ajudar os professores menos experientes.
Estás a brincar ou a falar a sério? Não percebo o que queres dizer.
Os colegas mais experientes, que conhecem melhor os alunos e o fazer da profissão, sabem que os mais novos precisam de experiência para melhorar e se sentirem mais confiantes. Se lhes atribuírem grupos mais difíceis a sua experiência irá ser mais enriquecedora e sairão beneficiados, entendes agora? Os grupos mais difíceis para os professores menos experientes é mesmo para os ajudar a ser bons professores mais rapidamente. A experiência ensina, tu mesma o afirmaste.
Velho, eu acho que estás a gozar comigo. Ou estás a proporcionar-me mais experiência para ficar mais competente?

Sem comentários: