quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

É O INVERNO, LEMBRAM-SE?

E pronto, já está aí mesmo a chegar a vaga de frio. Alinham-se reportagens e alertas. Alguns ainda tentam dizer que estamos em Fevereiro, talvez não seja estranho o frio mas não, não é frio, é uma vaga de frio polar e muitos alertas meteorológicos.
Como é evidente, as situações climáticas mais extremas causam sempre danos e, por vezes, tragédias, mas muitas pessoas sabem que os frios que trazem neve e geadas são imprescindíveis para garantir boas produções e qualidade na natureza nos meses de Primavera e Verão. Pela mesma razão, apesar dos inconvenientes das cheias, as pessoas que vivem no Ribatejo, por exemplo, sabem como as cheias no Tejo são importantes para a qualidade dos solos e sempre conviveram naturalmente com a subida do Tejo, a cheia normal, por assim dizer.
No fundo, é a mesma naturalidade com que as pessoas da Guarda e de Trás-os-Montes não se queixam do frio e afirmam a sua necessidade nas patéticas reportagens que as televisões fazem logo que a temperatura baixa um pouco mais como aliás já se viram hoje. Algumas pessoas a insistirem na normalidade e habituação ao tempo frio desta época e os repórteres aflitos à espera de algo que pudesse ser notícia. Confrangedor.
Curiosamente, as reportagens são iguais quando no Verão se dirigem ao Meu Alentejo para saber se as pessoas têm calor. As pessoas, como é evidente, dizem que têm calor mas o tempo por aquelas banda é mesmo assim o que obriga os desgraçados repórteres a uma verdadeira ginástica imaginativa para ter o calor de Verão no Alentejo como motivo de reportagem. Ainda no Meu Alentejo, lembro-me de uma vez me estar a queixar da muita chuva que caía já há uns dias e o Velho Marrafa com a sabedoria do costume dizer, "não tem dúvida, se a água cair agora, vamos tê-la no Verão".
Como é evidente, também podem ocorrer episódios mais violentos que trazem prejuízos e danos, às vezes pessoais, o que é naturalmente grave, o que exige meios e recursos de apoio.
Em todo o caso, estamos no Inverno. Será que nos desabituámos de viver um Inverno?

Sem comentários: