domingo, 29 de outubro de 2017

O QUE É A MATEMÁTICA?

Não sei exactamente por que razão, a memória é uma teia complexa, lembrei-me de um episódio de há algum tempo.
Numa roda de gente interessada nas coisas da educação conversava-se sobre uma das características que, do meu ponto de vista, mais carece de reflexão no nosso sistema educativo, os conteúdos e a organização curricular, sobretudo no ensino básico.
Comentava-se, entre outros aspectos a excessiva compartimentação dos conteúdos em torno de cada “disciplina" do currículo.
A conversa animou-se e em modo “cada cabeça, sua sentença” promovia-se uma reforma curricular cuja necessidade pareceu reforçada com uma história pessoal partilhada por uma das pessoas presentes. A filha, a frequentar o 1º ano e ainda a aprender a escola, coisa que é bem precisa antes de começar a aprender as coisas da escola, ao olhar para a mochila lhe perguntou, "Mãe, a matemática é aquilo dos números ou das letras?"
Os miúdos fazem perguntas mesmo disparatadas, é claro que a matemática é coisa de números e não tem nada a ver com aquela coisa das letras que é um outro mundo, outra disciplina, um outro manual, um outro conjunto de actividades, uma outra avaliação, uma outra dificuldade, uma outra representação, enfim, outra disciplina.
Como é evidente, isto não tem rigorosamente a ver com flexibilização curricular, uma coisa inovadora que por aí anda, ou terá?

Sem comentários: