domingo, 15 de outubro de 2017

FILHOS, UM BEM DE PRIMEIRA NECESSIDADE MAS MUITO CARO

O Expresso tem na revista um trabalho sobre os custos que as famílias suportam em matéria de educação que merece leitura atenta.
Apenas uma nota para sublinhar o que se passa em matéria de educação pré-escolar apesar do ME ter avançado com promessa de assegurar o acesso universal aos 3 anos a partir de 2019.
Conforme aqui tenho referido os custos de serviços de educação pré-escolar em Portugal são dos mais caros em termos europeus.
É referido na peça e sentido por muitas famílias qeue em diferentes instituições, sobretudo nas grandes cidades onde a procura é grande, o custo da educação pré-escolar é superior aos custos de propinas no ensino superior, mesmo em instituições privadas. Não será evidentemente por acaso que segundo o “Inquérito à Fecundidade em Portugal”, produzido em 2013, as “despesas associadas a ter filhos” foram consideradas a mais frequente justificação para não ter filhos, 67% dos inquiridos, ou menos filhos, 84%.
Esta situação é um dos grandes obstáculos a projectos familiares que envolvam filhos e é também por isso e pela importância da educação de infância para as crianças que esta matéria deve integrar obrigatoriamente políticas de famílias mais eficazes.

Sem comentários: