sexta-feira, 27 de outubro de 2017

NO LAGAR

Tarefa concluída. A azeitona colhida pelos Marrafas, tio e sobrinho, ontem e hoje está entregue no lagar. Ainda cheguei a tempo de dar uma pequena ajuda antes de a carregar para o lagar. Se quiserem um conselho, pensem bem antes de varejar oliveiras junto de duas “máquinas” que deixam a auto-estima de um amador completamente de rastos. para além dos efeitos nos braços e costas, é claro.
Este ano e por causa da seca a azeitona não “encheu” muito e alguma já esta a secar. Ainda assim o que já apanhámos excedeu a nossa expectativa. Aguardemos o resultado final.
Não teremos muito azeite mas espero que seja bom como de costume.
Desta vez, na aposta entre mim e o Velho Marrafa sobre os quilos entregues, fiquei eu mais perto. Já vou tendo olho … ou sorte.
A pouca azeitona nem causa grandes filas para entrega no lagar o que não dá tanto tempo para umas lérias. De qualquer forma, um minuto e dois alentejanos é condição suficiente para não se ficar calado. 
Agora é aguardar pelo frio de Janeiro para voltar ao lagar em busca do azeite novo, com o ambiente quentinho das enormes salamandras que o impede de coalhar e um cheirinho perfumado e inconfundível.

Sem comentários: