sábado, 22 de julho de 2017

DA PLANIFICAÇÃO EM INTERVENÇÃO EDUCATIVA

A intervenção em educação, tanto quanto possível, deve ser flexível, diversificada  e económica (desburocratizada) na sua planificação e também no seu desenvolvimento. Neste sentido, um pequeno e despretensioso contributo para a simplificação de processos.

1 – Definir e justificar as áreas curriculares ou disciplinas a integrar. (gráfico)
2 – Definir e fundamentar os conteúdos curriculares a serem trabalhados. (grelha excel)
3 – Definir e fundamentar os objectivos, competências e saberes a desenvolver e adquirir pelos alunos. (grelha excel)
4 – Definir e justificar os princípios metodológicos e quadro teórico do trabalho a desenvolver. (grelha excel)
5 – Definir e justificar as actividades e materiais a mobilizar nas situações de aprendizagem. (grelha excel)
6 – Definir e justificar a participação de cada docente. (grelha excel)
7 – Definir e fundamentar os dispositivos e calendário de avaliação considerando os diferentes objectivos e funções dos processo avaliativos. (inventariar os instrumentos/grelhas a utilizar)
8 – Apresentar o Projecto nas inúmeras reuniões a realizar na escola. (fazer o PowerPoint)
9 – Reformular o Projecto de acordo com a análise realizada nas várias reuniões.
10 – Apresentar o Projecto aos Encarregados de Educação.
11 – Definir os instrumentos de registo e apresentação dos resultados. (grelhas excel)
12 – Se sobrar algum tempo tentar fazer qualquer coisinha com os alunos.
13 - Construir um portfolio de trabalhos e registos para expôr e divulgar o Projecto desenvolvido  em eventos variados ao logo do ano ou em encontros de avaliação, de inspecção, de consultores, de especialistas, de técnicos dos serviços do ME e autarquias, etc.
14 - …

Iniciar novo ciclo de Planificação desta forma simplificada e amigável.

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