domingo, 2 de julho de 2017

A DEMISSÃO É FACILITISMO, DIFÍCIL É FICAR

Em Portugal existe o generalizado hábito entre a classe política, mas não só, de sempre que existE um problema de maior ou menor gravidade em qualquer área ou sector se levantar um coro afinado clamando pela demissão do ou dos responsáveis dessa área ou sector.
Como tantas vezes tenho escrito é evidente que as eventuais responsabilidades devem ser apuradas e a culpa, se a houver, não pode morrer solteira no reino da impunidade, característica do pantanoso estado da nossa democracia.
No entanto, do meu ponto de vista, a demissão imediata é a saída mais fácil e mais cómoda para os eventuais responsáveis, livram-se de responsabilidades e entram no limbo do esquecimento, por vezes até chegam a senadores, um pessoal que perora sobre tudo como se nunca tivesse responsabilidade de nada. Não é um acto de coragem é um acto de cobardia política.
Curiosamente, o coro que exige a demissão parece ter uma vitória que, do meu ponto de vista, alimenta a espuma dos dias, é irrelevante mas faz parte da pequena política do Portugal dos Pequeninos
Difícil quando algo corre mal é ficar, lidar com as consequências, aceitar escrutínios independentes sobre o que aconteceu e correu mal e, finalmente, então assim, se for caso disso, assumir a decisão de se demitir.
Serei só eu a pensar assim?

Sem comentários: