sexta-feira, 31 de março de 2017

DA COLABORAÇÃO ENTRE OS PROFESSORES

Um documento interessante sobre o trabalho dos professores, "Empowering and Enabling Teachers to Improve Equity and Outcomes for All".
Foi divulgado recentemente pela OCDE e parece um contributo significativo para reflectir sobre as dificuldades, necessidades e desafios do trabalho dos profesores.
Gostava de sublinhar a importância dada à valorização, à autonomia e à colaboração entre docentes.
De há muito que a colaboração é reconhecida como uma das mais potentes ferramentas de desenvolvimento profissional.
Como é evidente os agrupamentos e escolas têm características e culturas diferentes pelo que os níveis de colaboração que se encontram serão também difentes.
No entanto, a burocracia e normalização de procedimentos, os modelos de direcção e organização, a centralização e falta de autonomia, a ausência de incentivo e de valorização da colaboração, não são amigáveis para o desenvolvimento de climas de colaboração entre os profissionais.
Alguns trabalhos que acompanhei em diferentes escolas regiões mostram isso mesmo embora a experiância também me diga que existem boas e bastante diversificadas práticas em matéria de colaboração.
Gostava de acreditar que a realidade global vai mudando e que a "velha" afirmação "dentro da minha sala só eu e Deus é que sabemos" já desapareceu.

Sem comentários: