terça-feira, 21 de março de 2017

OS MESTRES DE BONECOS

Talvez poucos de nós saibamos que neste dia 21 de Março também se assinala o Dia Mundial da Marioneta. 
A este propósito o DN mostra um trabalho comovente com o Mestre Maurício Rebocho um homem que vive no mundo dos “bonecos”, não dos fantoches, dos bonecos como ele insiste em afirmar.
Talvez já não haja tanta gente como o Mestre Maurício ou o meu amigo Delphim Miranda que fazem dos bonecos, das marionetas, a sua vida e com eles criam mundos.
Uma das minhas recordações mais antigas é a presença dos robertos nas praias da Costa da Caparica trazidos por um Mestre de Bonecos que armava uma barraca de lona e lá dentro manobrava as marionetas em diálogos e situações que apesar de repetidas nos faziam divertir e pedir aos pais umas moedas para o Mestre de Bonecos.
Num mundo que toma sempre novas qualidades é bom saber que existem ainda alguns Mestres de Bonecos que nos trazem coisas mágicas e que deveriam merecer mais atenção num tempo esmagado pela tecnologia e em que os miúdos mal têm tempo para sonhar.
Os miúdos gostam, tenho a certeza.

PS - Falar destes bonecos também pode ser uma forma de não esquecer que hoje também se regista o Dia Mundial da Poesia. São poéticos.

Sem comentários: