sábado, 3 de janeiro de 2015

DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO NÃO É O MESMO QUE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, O EQUÍVOCO DE NUNO CRATO E PIRES DE LIMA


"No Sul da Alemanha, as universidades estão no centro da economia"


“Somos uma região industrial, porque a universidade é o seu ponto central. E nós estamos aqui desde o século XIV”, defende o vice-reitor da Universidade de Heidelberg, Dieter W. Heermann. A fórmula de sucesso é um combinado entre capacidade para transferir tecnologia e inovação para as empresas, mas também formar diplomados à medida dos interesses das empresas”
Este entendimento do papel das Universidades como escola profissional para as empresas assenta num equívoco tremendamente perigoso que o actual Governo alimenta, designadamente Passos Coelho, Nuno Crato e Pires de Lima, ao confundir desenvolvimento tecnológico com desenvolvimento científico.
Este equívoco está claramente presente na política de Crato para a ciência e investigação com o esmagamento das Ciências Sociais e das Humanidades ou nos discursos de Pires de Lima quando afirma com preconceito e ignorância que é preciso que a investigação (maioritariamente desenvolvida enquadrada pelas universidades) "se traduza em produtos, marcas e serviços que possam fazer a diferença no mercado e devolver à sociedade o investimento que fizemos".
Tal entendimento mostra mais uma vez a ignorância sobre a ciência, o seu desenvolvimento e o papel fundamental no desenvolvimento das sociedades, eliminando pura e simplesmente as ciências sociais e das humanidades, evidentemente inúteis por não criarem "produtos, marcas e serviços".
É evidente que a empregabilidade e a transferência de conhecimentos para o tecido económico são dimensões a considerar na organização da oferta formativa mas existe um conjunto vasto e imprescindível de formação universitária de que não podemos prescindir com o fundamento exclusivo no mercado de emprego. Podemos dar como exemplo formações na área da filosofia ou nichos de investigação que são imprescindíveis num tecido universitário e social moderno e que cumpra o seu papel de construção e divulgação de conhecimento e desenvolvimento em todas as áreas.  
As universidades não podem ser o departamento de formação profissional das empresas.

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