"No Sul da Alemanha, as universidades estão no centro da economia"
“Somos uma região industrial, porque a universidade é o seu
ponto central. E nós estamos aqui desde o século XIV”, defende o vice-reitor da
Universidade de Heidelberg, Dieter W. Heermann. A fórmula de sucesso é um
combinado entre capacidade para transferir tecnologia e inovação para as
empresas, mas também formar diplomados à medida dos interesses das empresas”
Este
entendimento do papel das Universidades como escola profissional para as
empresas assenta num equívoco tremendamente perigoso que o actual Governo
alimenta, designadamente Passos Coelho, Nuno Crato e Pires de Lima, ao
confundir desenvolvimento tecnológico com desenvolvimento científico.
Este
equívoco está claramente presente na política de Crato para a ciência e
investigação com o esmagamento das Ciências Sociais e das Humanidades ou nos discursos
de Pires de Lima quando afirma com preconceito e ignorância que é preciso que a
investigação (maioritariamente desenvolvida enquadrada pelas universidades)
"se traduza em produtos, marcas e serviços que possam fazer a diferença no
mercado e devolver à sociedade o investimento que fizemos".
Tal
entendimento mostra mais uma vez a ignorância sobre a ciência, o seu
desenvolvimento e o papel fundamental no desenvolvimento das sociedades,
eliminando pura e simplesmente as ciências sociais e das humanidades,
evidentemente inúteis por não criarem "produtos, marcas e serviços".
É
evidente que a empregabilidade e a transferência de conhecimentos para o tecido
económico são dimensões a considerar na organização da oferta formativa mas
existe um conjunto vasto e imprescindível de formação universitária de que não
podemos prescindir com o fundamento exclusivo no mercado de emprego. Podemos
dar como exemplo formações na área da filosofia ou nichos de investigação que
são imprescindíveis num tecido universitário e social moderno e que cumpra o
seu papel de construção e divulgação de conhecimento e desenvolvimento em todas
as áreas.
As
universidades não podem ser o departamento de formação profissional das
empresas.
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