quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O TROCA-TINTISMO EM MODO CRÁTICO

"Ministro da Educação vai pedir análise de casos de professores prejudicados para os compensar"

Prossegue o troca-tintismo em modo crático. Fazendo recordar a sua extraordinária figua da "conjecturável ambiguidade" quando procurou branquear uma leviana apreciação que produziu publicamente sobre a qualidade das instituições de formação de professores, Nuno Crato dá agora umas cambalhotas em torno do tempo do verbo utilizado quando garantiu na Assembleia da República a continuidade nas escolas dos professores colocados ao abrigo da "fórmula má". É mau demais, é o grau zero do despudor.
Tira ainda da cartola a criação de uma comissão de análise aos danos causados aos professores atropelados pela incompetência do MEC.
De caminho podia solicitar a avaliação dos danos causados no clima das escolas.
Podia ainda solicitar a avaliação dos danos causados na qualidade do trabalho de professores e alunos, mesmo nos que estão nas escolas desde o início e têm vivido dias a apagar fogos ateados pelo MEC.
Podia ainda solicitar a avaliação do impacto destas semanas queimadas em fingimento de aulas para milhares de alunos, designadamente, nos que terão exames finais, mas também nos alunos com necessidades educativas especiais que têm estado em casa ou amontoados numa qualquer sala de que a escola disponha.
Podia ainda solicitar a avaliação dos danos na aquisição, por parte dos alunos, das suas endeusadas "metas curriculares" cuja extensão e conteúdos não sendo compatíveis com aulas a correr normalmente, menos o são com semanas sem aulas.
Podia ainda solicitar a avaliação dos danos causados às famílias que ficaram com os filhos em casa em vez de estarem na escola.
Podia ainda solicitar a avaliação dos danos causados às famílias de alunos com necessidades especiais que não têm podido ter os filhos nas escolas.
Podia ainda solicitar a avaliação dos danos causados às famílias que, preocupadas com o caos instalado pelo MEC, tentaram minimizá-lo recorrendo a explicações para os filhos.
Podia, finalmente, se fosse homem com uma cultura sólida em matéria de ética e responsabilidade, solicitar a demissão.
Sim, eu sei, estou a pedir demais. 

1 comentário:

Fernando Lourenço Gomes disse...

Concordo em absoluto.
A verdade é que a dignidade e a ética estão há muito desaparecidas do comportamento dos nossos políticos - apesar de constantemente, hipocritamente, presentes no discurso...