quarta-feira, 27 de agosto de 2014

SENSATEZ E ATENÇÃO

"Se os media nãofalassem nisso, o meet só dizia respeito aos participantes"

"Foi um meet de jornalistas"

"Riscos da securitite de Verão"

Duas opiniões sensatas, de Luís Fernandes e São José Almeida, sobre os "meets" que entraram na agenda e que, do meu ponto de vista, estão a merecer, em alguns discursos, um tratamento e uma abordagem que podem tornar-se parte do problema e não da solução.
Muitas dezenas de meets foram realizados sem problemas, são fenómenos que usam os meios de comunicação actuais, as redes sociais, para ganhar dimensão e que não têm de ser, necessariamente, uma réplica dos "rolezinhos" brasileiros que parecem conter uma mais alto e evidente grau de crispação social e potencial de conflitualidade. Existem diferentes versões para o episódio do Vasco da Gama e, como também é referido, o episódio  de Cascais não decorreu de um "meet" e o que estava anunciado para o Colombo não aconteceu.
Podemos correr o risco de que a mediatização e visibilidade possam também funcionar como rastilho e combustível potenciando a entrada em cena de outros objectivos, grupos ou ideias e então ficarmos mais perto de fenómenos que poderão ser imprevisíveis e bastante mais preocupantes.

Sem comentários: