domingo, 10 de agosto de 2014

CASADOS POR FORA E DESCASADOS POR DENTRO

"Divórcio é um luxo em tempos de crise"

O número anual de divórcios tem vindo a diminuir. Esta situação não parece decorrer de uma maior estabilidade e duração das relações familiares mas dos custos económicos da separação e reconstrução de vidas individuais
Neste cenário tem vindo a crescer o número de situações de casais que, apesar de separados, continuam a coabitar o mesmo espaço ou que nem sequer assumem a separação, criando uma situação de "casados por fora" e "descasados por dentro", que poderá implicar, quando existem filhos, algumas ansiedades e inquietações nos pais sobre a forma de lidar com um contexto em que aparentemente existe uma família, quando na verdade já são duas com uma ou mais crianças entre elas.
Por outro lado, as crianças e adolescentes também percebem, sentem, muito bem quando as coisas se alteram. Na maioria das situações as coisas correm bem, é sempre preferível uma boa separação a uma má família, mas a convivência de um grupo de pessoas que não se separa e já não é uma família pode conter alguns riscos de insegurança e instabilidade para os mais novos.
Como sempre, há que estar atento.

Sem comentários: